sOBRE MIM

BIOGRAFIA E PRÉMIOS

biografia

O meu nome é ANA RITA.
Sou engenheira química por formação e escritora e alquimista por vocação.

Um dia, no aeroporto de Bruxelas, depois de dois dias consecutivos de reuniões, enfiada numa sala fechada a ouvir pesados conteúdos técnicos, apenas com um intervalo de vinte minutos para comer uma sandes fria acompanhada de uma lata de refrigerante, cheguei ao aeroporto, corri para uma cafetaria que conhecia mais e escondi-me numa mesa, longe de tudo e de todos.

Percebi que não podia mais.

As minhas mãos tremiam, a minha respiração estava acelerada e, como quem precisa de se salvar rapidamente, retirei da minha mala de mão o meu caderno de pensamentos. Sentia-me a asfixiar.

Com urgência, peguei numa caneta e no papel, girei as páginas até à primeira página disponível em branco e escrevi:

“Não sei quando nem como, nem de que forma, mas quero ser luz no caminho.”

Corria o ano de 2018. Passados mais de dois anos e meio, depois de me ter formado como Coach ACSTH pela ICF e Especialista em Inteligência Emocional numa das melhores escolkas de Madrid, a miha Visão tornou-se realidade:

Hoje, conduzo processos de Coaching que diariamente levam diferentes pessoas a viver uma vida alinhada com o seu propósito, a descobrir os seus talentos e a criar um plano de acção para tirar os seus objetivos do papel.

Através da escrita, minha paixão, minha arte, minha salvação – crio também bálsamos para a alma que confortam e alentam, como uma taça de chá quente, numa tarde fria de Inverno.

prémios
2019  Concurso Textos de Amor Manuel A. Pina, Menção Honrosa, “Sonhei contigo”
2017  Concurso Textos de Amor Manuel A. Pina, Menção Honrosa, “Tardaste-me”
2012   Concurso Textos de Amor, Menção Honrosa, “Podia desbloquear a máquina, por favor?”
2010   Concurso Textos de Amor, 3º Prémio, “Tudo o que eu te queria dizer (mas nunca há tempo)”
2009   Concurso Textos de Amor, 2º Prémio, “Cai o pano”
2008   Concurso Textos de Amor, Menção Honrosa, “Deixa-me falar-te de amor”
2007   Concurso Textos de Amor, 1º Prémio, “Si j´étais restée”
Formação
2020 – 2021  Crearte Coaching – Especialista em Inteligência Emocional
2020
  Crearte Coaching – Especialista em Coaching Profissional
2000 – 2005  Instituto Superior Técnico – Engenharia Química

Os clientes dizem . . .

Decidi fazer um processo de Coaching com a Ana Rita com a intenção de despertar a minha criatividade adormecida!
Senti-me inspirada pela sua personalidade. Intuía que, quando acabasse, não seria a mesma pessoa e assim foi: graças à sua sensibilidade, inspiração, profissionalidade e inteligência, posso hoje dizer: que bonita é a vida criativa!
Obrigada, Ana Rita! Foi um autêntico prazer!

Patricia Huecas

Iniciei há um ano atrás um novo percurso profissional e estava a sentir-me um pouco insegura. Resolvi fazer um processo de Coaching com a Ana Rita, porque achei que seria uma mais-valia para mim.
Precisava de descobrir o porquê da minha insegurança e encontrar uma forma de lidar com ela e mesmo vencê-la.
Após algumas sessões de Coaching consigo olhar para o meu novo posto de uma nova forma e pronta para conseguir grandes vitórias!

Alexandra Pereira

Tinha chegado a um ponto da minha vida em que não tinha clareza relativamente aos objetivos e metas que realmente queria perseguir.

Mediante este processo de Coaching pude ordenar objetivos, ideias e identificar os meus pontos fortes e novas oportunidades. 

Ao identificar os meus pontos fortes, melhorei a minha autoestima e confiança, permitindo-me encarar os desafios do dia-a-dia de forma mais positiva.

Da Ana Rita, destaco o seu profissionalismo, empatia, capacidade de escuta e compromisso com o processo.

A partir de agora serei a minha própria guia, mas sei que sempre contarei com o teu apoio no caminho! Obrigada, Ana Rita!

Silvia Catoira

Quando comecei este processo de Coaching a minha intenção era sem dúvida o autoconhecimento.

Através deste processo de Coaching consegui sem dúvida perceber que algumas das minhas limitações eram criadas por mim própria. Assim, desde que tive a 1ª sessão consegui ver bons resultados; quase imediatos das minhas ações. Este processo de Coaching é um empoderamento e reconhecimento das minhas capacidades. Foi-me possível definir objetivos, metas e estratégias que me permitem ter sucesso em várias áreas da minha vida pessoal, social e profissional.

Adorei esta experiência, ainda mais porque o caminho de autoconhecimento foi percorrido  de mãos dadas com um ser fantástico e cheio de Luz, Ana Rita Rocha.

 Obrigada de coração

Maria Rodrigues

Inscrevi-me no programa de Coaching da Ana Rita porque tinha alguns objetivos em mente que queria realizar.

Depois de seis meses, consegui: aprender um novo idioma, realizar um plano financeiro para constituir uma reserva, organizar o meu tempo e planificar e finalmente, vou mudar-me para o estrangeiro em trabalho – o meu grande objetivo!

Da Ana Rita, destaco o seu entusiasmo, energia e assertividade. Ao longo do processo, foi importante a projecção que íamos fazendo de nós próprios e que pouco a pouco, nos vai mudando o mindset.

Rodrigo Rocha

Essência – Crónicas de Amor e Autocuidado
Entrevista à autora Ana Rita Rocha, no dia do lançamento de Todos os Dias
Lançamento de Todos os Dias, obra de Ana Rita Rocha, 25 de Maio de 2019
Trailer de Todos os Dias
X
1172
1173

Exercícios criativos

para mentes

1174