Escrita · Criatividade · Autocuidado

Perfeccionismo – o teu pior aliado


Hoje vamos falar de perfeccionismo e de como ele pode ser o teu pior aliado.

Faz agora mais ou menos um ano que eu lancei o meu primeiro livro, “Todos os Dias” – que, se ainda não leste, te convido a ler.

Nesse dia, em frente de mais ou menos 100 pessoas que assistiam ao evento – que entretanto também foi transmitido em directo no Instagram – eu declarei-me, orgulhosamente, perfeccionista. Nesse dia, contei que estava a escrever um livro sobre perfeccionismo, intitulado “Manual de Sobrevivência para Perfeccionistas” – que até hoje, entretanto, ainda não saiu da gaveta.

Ainda nesse dia, numa entrevista posterior ao evento a que poderás assistir na minha web, quando me pediram que me definisse, eu voltei a mencionar a palavra “perfeccionista”.

Era uma característica que eu atribuía a mim própria, com a qual me identificava profundamente e da qual, acredita, me sentia bastante orgulhosa.

Até áquela data, para mim, perfeccionismo era sinónimo do brio que eu colocava em tudo aquilo que faço. “Bom” nunca é nem nunca foi suficiente… Tem de estar simplesmente perfeito – pelo menos aos meus olhos.

Assim era e assim continua a ser. Sou uma perfeccionista inveterada. A diferença é que, hoje, já não me sinto tão orgulhosa de o ser!

Hoje eu olho para o perfeccionismo, essencialmente, como medo encoberto; algo com mais desvantagens do que benefícios.

O meu perfeccionismo levou-me a ter sempre expectativas muito altas. E não há mal nenhum nisso: afinal, se não sonhas, também não consegues realizar. O problema é que o dito perfeccionismo faz com que sintas que nunca estás preparado!

Tens um projeto, um sonho por realizar, mas não o fazes! Falta-te sempre alguma coisa: precisas de estudar mais, precisas da certificação tal, precisas de um computador novo, precisas de uma câmara fotográfica melhor, precisas de mais rendimentos… E vais prometendo sucessivamente a ti própria que amanhã é que vai ser; que não tarda nada chega o dia, que está quase… E nunca está! E adias, adias, adias…

De quanto mais tempo vais precisar? Quando tempo mais te vais enganar?

O teu tempo é hoje! O melhor tempo é sempre hoje!

Não esperes para amanhã para realizares os teus sonhos de hoje! A energia que tens hoje está hoje contigo! Aproveita-a! Não te deixes consumir pelo cansaço e pelo desgaste do perfeito.

Quantas pessoas, com menos recursos do que tu, conheces, que fizeram coisas extraordinárias?

Quantas vezes, em nome do teu perfeccionismo adiaste projectos?

Quantas vezes, em nome do teu perfeccionismo adiaste sonhos?

Permite-te fazer o caminho. Permite-te errar. Permite-te cair e voltar a levantar-te. , 2 ou 100 vezes.

Um poeta espanhol, Antonio Machado, relembra: “caminhante, não há caminho: o caminho faz-se ao andar”.

Até á próxima!

X
1172
1173

Exercícios criativos

para mentes

1174