Escrita · Criatividade · Autocuidado

Gratidão: um hábito para a vida


Em Setembro do ano passado, descobri, nas redes sociais, um pequeno caderno a que achei piada. Era o “The five minutes journal” – um diário de gratidão. Acabei por compra-lo, mas sendo sincera, também confesso que nunca o cheguei a usar. Não o cheguei a usar pelo simples facto que, usá-lo, implicaria levar mais um caderno na minha mochila, que por norma, já anda bastante pesada e cheia de livros e cadernos!

Descobri, no entanto, que o método tinha sido transportado para uma aplicação, que essa sim, uso. A aplicação chama-se “Morning!” e depois de instalada no telemóvel, poderás usar como diário de gratidão. Aí poderás registar, cada dia:

  • As três coisas do dia pelas quais te sentes mais grato
  • As três coisas que teriam feito o teu dia ainda melhor
  • Uma afirmação para o dia

A aplicação vai guardando aquilo que escreves e depois de algum tempo, é giro revisitar aquilo que, um dia, te fez feliz.

Quando agora abro a aplicação, vejo que nos primeiros meses, falhava um pouco na regularidade. Poucos dias era os que escrevia. No entanto, conforme o tempo foi passando, fui escrevendo e anotando mais e mais os motivos para estar grata à vida. É também engraçado ver que, alguns dos dias mais complicados deste ano, quando começou a epidemia em Espanha e se decretou o estado de alarme, tendo sido confinados em casa, coincidem com os dias em que fui mais regular em registar os motivos pelos quais me sentia agradecida à vida.

Levo quase um ano com o meu diário de gratidão no telemóvel e depois deste tempo, a Gratidão já se converteu num hábito. Um hábito para ficar.

A Gratidão permite-te mudar o foco. Começas a focar-te nas coisas positivas e boas da vida; aquelas pelas quais te sentes grato. Uma vez que aquilo que pensas, condiciona directamente a forma como te sentes, um diário de gratidão pode ajudar-te rapidamente a aumentar os níveis de felicidade na tua vida. Talvez seja, até, a forma mais efectiva e mais barata de o fazer!

Além disso, aquilo em que nos concentramos e colocamos energia, expande. Ao conectar com emoções positivas, estamos de alguma forma a sintonizar essa energia e chamá-la à nossa vida, mais e mais!

A Gratidão é hoje um dos principios provados da Psicologia Positiva. Não significa obviar as coisas negativas, nem tirar-lhes peso ou importância. Simplesmente, no caso de essas coisas menos positivas acontecerem, acredito que estaremos mais preparados para as afrontar, evitando depressões ou ansiedade, já que teremos presente nas nossas mentes outras várias coisas positivas que nos relembram que a vida vale a pena.

Convido-te a começar. Começar a registar, dia a dia, os momentos que agradeces. Um elogio de um colega, o sorriso do teu irmão, aquela conversa com aquela amiga com quem já não falavas há tempo… Qualquer coisa que te tenha feito sorrir, é válida!

Não te preocupes se a principio te custa. A gratidão é um hábito, de facto e a principio vai exigir-te sair da tua zona de conforto. Quantas mais vezes a realizares, mais fácil será. E um dia surpreender-te-ás a pensar que  vida é bonita e pensarás que tens 1001 razões para sorrir!

Não é magia, mas vais ver que fica lá perto.

Até à próxima!

X
1172
1173

Exercícios criativos

para mentes

1174