ORIGINAIS

BLOG
As causas do bloqueio literário
Junho 20, 2020

O bloqueio literário é uma forma de bloqueio criativo.

Ainda que a criatividade seja um talento próprio do ser humano, está disponível através do neocórtex – a parte do cérebro que nos faz humanos, mas que nem sempre está acessível.

 

O stress

O stress é hoje reconhecido como a principal causa dos bloqueios criativos imediatos, já que é a resposta do ser humano a situações de emergência. Nestas situações, o neocórtex, responsável por 25% de toda a energia gasta, simplesmente apaga-se. (É uma questão de optimização de recursos).

Mas não é a única causa do bloqueio literário…

 

O crítico

O medo é outra das causas.

Dentro de cada escritor, habita o criador e o crítico. A convivência de ambos é, no entanto, complicada! Odeiam-se. E, ao mesmo tempo, precisam um do outro. Mas devem aprender a trabalhar juntos; saber que quando um deles fala, o outro deve calar-se.

A hora da escrita é hora de brincar, soltar, arriscar e transgredir. O crítico tentará falar, criticar, censurar e avaliar, ao mesmo tempo que o artista tenta criar. E isso provocará o bloqueio e a paragem do exercício de escrita.

 

Expectativas

Todo o escritor sonha com o reconhecimento do seu trabalho, já seja através da publicação, da crítica ou de prémios.

O problema é que esse sonho, em si, pode cortar as asas à escrita.

Frequentemente, a ideia daquilo que temos de ser, limita aquilo que podemos chegar a ser…

A criatividade necessita vulnerabilidade para que se desenvolva.

Aprender a escrever sem expectativas, simplesmente pelo gozo de escrever, pode ajudar a ultrapassar o bloqueio criativo.

Se compraste um belo caderno de capa dura para dedicar ao solene acto de escrever – provavelmente o momento, o teu momento, nunca chegará!

Tira à escrita toda a pressão de obter resultados. Queres escrever? Simplesmente, escreve!

Escreve num guardanapo, numa folha usada, nas costas de uma lista de compras… Mas escreve.

 

No momento em que vires a escrita como um prazer a que tens direito; no momento em que escrever passe a ser o momento de jogar com as palavras por puro deleite e com o fim último de escrever (e não de ter a página escrita), começarás a escrever mais e melhor.

POLÍTICA DE DATOS.  Ana Rita da Silva Freitas Rocha será responsável pelos seus dados, os quais serão enviados para Lucus Host para responder ao seu comentário. Deverá entender que essas informações são públicas e os dados que coloque nesse formulário serão lidos por qualquer visitante deste site. Manteremos essa informação pela duração dessa entrada no blog ou até que decida eliminar o comentário. Você pode exercer os seus direitos de acesso, retificação e exclusão de dados, assim como os outros direitos explicados na política de privacidade. Se não quiser que os seus dados fiquem visíveis, entre em contacto connosco pelo e-mail: hello@anaritarocha.com.

0 Comments

Submit a Comment

X
1172
1173

Exercícios criativos

para mentes

1174