ORIGINAIS

BLOG
Postais para a tia Jo
Abril 24, 2020

Sentada diante da folha em branco há mais de 10 minutos, tento articular as palavras, para construir frases, enquanto o cursor pisca, impaciente, à minha espera.
A missão adivinha-se demasiado grande para mim. Por hoje; pelo menos por hoje…
Estava tudo bem e o vírus era só uma coisa irreal, pertencente a uma realidade virtual que acontecia lá fora. Até que tocou uma das minhas pessoas.

Ele tem exatamente a minha idade. É bonito e inteligente. Empenhado, trabalhador, atento, cuidadoso com todos e um líder nato. Quando o conhecemos, é impossível não o admirar.

How are you doing? – diz-me, quando me liga por Skype, no seu tom quase sempre divertido.

Tudo isto, no entanto, podia ser irrelevante para mim: dizem que esquecemos tudo.

Esquecemos tudo. Menos o que nos fazem sentir.

E ele fez-me sentir querida, quando não me deixou sair da pista de dança antes das seis da manhã e juntos dançámos ao som de I’m so excited, dos The Pointer Sisters,
Fez-me sentir parte de uma equipa quando me acolheu na sua e me deu voz;
Faz-me sentir acarinhada sempre que vem a Espanha e me traz da Bélgica os meus chocolates preferidos;
Faz-me sentir reconfortada, quando já não aguento mais e sei que lhe posso ligar, porque me vai ouvir – haja o que houver.

Um dia pediu a todos os membros da equipa uma coisa. Só uma coisa: que escrevessemos um postal para a sua tia Jo, que tem Alzheimer e que assim, no seu aniversário, receberia uma avalanche de postais de toda a Europa.
Só me pediu isso. E eu não o fiz. Porque a vida e as obrigações do dia-a-dia nos mergulham num Alzheimer permanente e nos trocam as voltas e prioridades.

Hoje soube que está doente. Coronavírus.
Ele, que não é de se queixar, disse-me por fim que se sentia muito, muito cansado e que lhe custava respirar.
E eu senti medo. Um medo tão grande que gelei por dentro. Medo de que, quando isto passe, a saudade fique.

E hoje só penso na tia Jo e no único pedido que ele me fez.
Prometo-te, meu amigo, prometo… Prometo enviar postais de todos os lugares que visitar. Dois de cada: um para a tia Jo, outro para ti.

POLÍTICA DE DATOS.  Ana Rita da Silva Freitas Rocha será responsável pelos seus dados, os quais serão enviados para Lucus Host para responder ao seu comentário. Deverá entender que essas informações são públicas e os dados que coloque nesse formulário serão lidos por qualquer visitante deste site. Manteremos essa informação pela duração dessa entrada no blog ou até que decida eliminar o comentário. Você pode exercer os seus direitos de acesso, retificação e exclusão de dados, assim como os outros direitos explicados na política de privacidade. Se não quiser que os seus dados fiquem visíveis, entre em contacto connosco pelo e-mail: hello@anaritarocha.com.

0 Comments

Submit a Comment

X
1172
1173

Exercícios criativos

para mentes

1174