ORIGINAIS

BLOG
Voltar a caminhar… Pela primeira vez
Maio 3, 2020

Domingo. 9 horas da manhã.

Escrevo. Escrevo no terraço, sobre a mesa de madeira e ainda de pijama. Não se vê ninguém. Não se ouve ninguém. Ouvem-se os pássaros. A luz do sol levanta-se docemente à minha direita. Sinto-me tranquila, quase feliz.

Ontem saímos. Os dois, de mão dada e de máscara. Saímos, pela primeira vez em 53 dias.

Passeámos pelo bairro e andámos por sítios onde nunca antes tinhamos andado.

Havia muitas pessoas na rua, quase todas de máscara. Íamos esquivando pessoas, aqui e ali, por forma a manter a distância recomendada de segurança (dois metros).

Andámos durante 45 minutos. Trocámos algumas palavras e esboçámos sorrisos, que apenas percebemos, por trás das máscaras.

Havia muito pólen no ar e fazia calor. Passámos por um campo de malmequeres polvilhado de papoilas vermelhas; de um vermelho vivo, como sangue.

Ao longe, uns vizinhos punham música, num terraço, ajudados por uma coluna de som que dava à rua. A mim, apeteceu-me dançar. Creio que a muitas pessoas com quem me cruzei, lhes apeteceu dançar. Não o fiz.

Demos passos de descoberta – como se fosse a primeira vez que pisávamos o chão. Saboreámos o mundo, como se acabássemos de aí chegar e o víssemos pela primeira vez.

Só nós estivemos ausentes. Apenas para nós a vida se estancou. Lá fora, a vida continuou num espetáculo abrumador de beleza e cor. Hibernámos num Inverno. Despertámos numa Primavera.

Secretamente, desejei que, a partir de agora, cada caminhada fosse assim: natural, cheia de sol e em si mesma, um ato solene de agradecimento e presença.

Passou-nos ao lado muita coisa. Passou-nos ao lado a vida.

Que possamos regressar, agora, inteiros… De corpo, mente e alma. Mais presentes do que nunca.

POLÍTICA DE DATOS.  Ana Rita da Silva Freitas Rocha será responsável pelos seus dados, os quais serão enviados para Lucus Host para responder ao seu comentário. Deverá entender que essas informações são públicas e os dados que coloque nesse formulário serão lidos por qualquer visitante deste site. Manteremos essa informação pela duração dessa entrada no blog ou até que decida eliminar o comentário. Você pode exercer os seus direitos de acesso, retificação e exclusão de dados, assim como os outros direitos explicados na política de privacidade. Se não quiser que os seus dados fiquem visíveis, entre em contacto connosco pelo e-mail: hello@anaritarocha.com.

0 Comments

Submit a Comment

X
1172
1173

Exercícios criativos

para mentes

1174